Apresentação Missão Doc. Institucionais

 

 

   

 

 

 

 

Apresentação

O Jardim de  Infância do Cartaxo é um movimento  comunitário  fundado  por um grupo de pessoas conscientes, que após vários meses de reflexão e estudos do meio, do desenvolvimento humano e das suas carências e potencialidades decidiu efetuar um trabalho profundo e a longo prazo, dando início à consciencialização da população para um objetivo – a criança.

Assim, surgem os Estatutos do Jardim de Infância do Cartaxo, nos quais se faz constar no Artigo 1.º, tratar-se de um movimento comunitário, de forma vaga, o que permitiria todas as iniciativas. Também se diz que é destinado a melhorar a vida educativa e social da criança, contribuindo assim para a transformação do meio e da comunidade em que estas famílias estão inseridas. Legalizado este movimento (Diário do Governo, n.º 144, III.ª série de 22/6/67)  inicia-se o contacto com a população.

A 11 de Novembro de 1968 foi aberto o primeiro Jardim-de-infância que iniciou a sua atividade com uma turma de 25 crianças. Progressivamente foram admitidas novas turmas.

A abertura sistemática de salas permitiu efetuar uma integração e rodagem dos colaboradores num sistema comunitário que posteriormente, com o desenvolvimento da Instituição, haveria de render os seus frutos.

Crianças, pais e comunidade, passaram a olhar este Jardim de Infância como algo diferente do que existia noutros locais.

Na sequência da evolução educativa das primeiras crianças é aberto, em Novembro de 1970 o primeiro setor de ocupação dos tempos livres.

A singularidade deste movimento, não só no Jardim de Infância, como também na ocupação dos tempos livres, atingiu imediatamente, maior projeção no meio em que se insere, sendo posto à prova no seu dia-a-dia.

 

Órgãos Sociais

A gestão do JIC é assegurada por uma estrutura de corpos sociais, conforme se apresenta no organograma seguinte , os quais são eleitos para mandatos com a duração de três anos, sendo que todos os seus elementos exercem a sua atividade de forma totalmente voluntária e graciosa.

A Assembleia Geral e o Conselho Fiscal são constituídos por um presidente e dois vogais. A Direção, a quem compete a gestão e administração da organização, é composta por um presidente e quatro diretores.

Os colaboradores envolvidos nos serviços administrativos, pedagógicos e de logística, exercem a sua atividade profissionalmente, em regime de contratação laboral ou de prestação de serviços.

 

Património

A Instituição está inserida num terreno de 12 hectares, contando com pavilhões construídos de raiz com instalações em bom estado de conservação. Os primeiros pavilhões foram construídos em 1975. Cada pavilhão corresponde a uma Resposta Social.

Conta também com o edifício sede, antiga casa senhorial, que foi adquirida para a fundação da Instituição.

No que diz respeito aos transportes, a Instituição possui viaturas próprias, nomeadamente, 5 carrinhas e um autocarro com 36 lugares.

 

Respostas Sociais

• Berçário;

• Creche;

• Pré-Escolar;

• Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL)

• Centro de Ocupação Juvenil (COJ)

 

Outras Actividades

• Férias no JIC;

• Protocolo de cooperação com o Município do Cartaxo – Fornecimento de refeições.

 

 

 

 

Copyright© 2013 Helpmatic